Introdução

Quebrando o gelo, Vamos rabiscar

Luz e Sombra

Dicas Iniciais

Muitas pessoas usam a pintura como hobby e, de fato, pintura e desenho são atividades divertidas, relaxantes e inspiradoras. Você já quis ter um lindo quadro na parede da sala assinado com o seu nome ou pelo menos uma caderneta de desenhos? As artes visuais têm o poder de falar de uma maneira diferente e expressiva, e como em qualquer idioma, conhecer as regras da linguagem é sempre primordial para poder comunicar-se.

São raras as pessoas que pegam um lápis ou um pincel e fazem maravilhas da primeira vez. Até mesmo quadros abstratos, que a maioria das pessoas considera como fáceis de pintar, partem de uma boa observação e diversos conceitos e técnicas de pintura. Não é o “fim do mundo”, nem o “bicho de sete cabeças”, as atividades com artes envolvem prática e disciplina. Ter um tempo para experimentar e treinar semanalmente pode ser um bom começo, usar referências em livros e até mesmo em vídeos na internet também pode ajudar. Mas nada como fazer uma aula de pintura em tela desenvolvida para quem está começando para tirar as suas dúvidas presencialmente e ter alguém sempre indicando as ferramentas que geram a liberdade criativa.

Quer dicas práticas? Resumimos aqui 6 dicas essenciais de pintura em tela para iniciantes:

  1. Separe seus materiais de pintura em tela
  • Tela em branco;
  • Tintas (nas cores básicas: vermelho, azul, siena queimado e branco);
  • Pincéis (de diferentes tamanhos);
  • Solvente e o óleo de linhaça (no caso de tinta óleo);
  • Verniz artístico;
  • Espátula para misturar as tintas;
  • Carvão ou lápis para desenhar o esboço;
  • Paleta para as tintas;
  • Potes para óleo e solvente.
  1. Faça um esboço em lápis da sua pintura

Faça o desenho como se fosse em miniatura para começar a localizar em sua mente os diferentes tons e traços de sua pintura. Depois, faça o esboço à lápis ou carvão na tela ainda em branco.

  1. Prepare a tinta na paleta

Vá formando montinhos com cada cor em volta da paleta (coloque um pouco a mais de branco, será a tinha mais utilizada), o centro da paleta é reservado para as misturas. (Lembre-se de limpar o pincel a cada mistura)

  1. Conheça as técnicas para pintura

São muitas as técnicas de pintura a tela e você pode ir longe estudando e aprimorando seus trabalhos a cada aula de pintura. Falaremos mais disso em breve.